Era dia 27 de setembro de 1991 quando sob o comando do carnavalesco Cid Cavalcanti surgia um pequeno grupo, que aos poucos foi crescendo, tomando forma, cores e exuberância. Tendo como fonte inspiradora a música do ilustre compositor pernambucano Capiba: “Quem vai pra Farol é o Bonde de Olinda!”, o grupo é nomeado oficialmente como O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico.
Completando 21 anos de existência, o grupo se afirma como um dos mais expressivos do gênero no Estado de Pernambuco. Vermelho, Branco e Dourado são suas cores, que dão ainda mais expressividade aos primorosos e criativos figurinos e adereços, que são confeccionados com sofisticação e profissionalismo. Outra característica que destaca O Bonde dos demais grupos é o uso da teatralidade como mote.
Atualmente O Bonde se prepara para alçar novos vôos. Está em fase de criação o primeiro CD do grupo, que reunirá em seu repertório músicas especial e exclusivamente compostas por renomados compositores pernambucanos para este fim. Simultaneamente deverá ser lançado também o website da agremiação. E por fim, haverá a criação do espaço cultural O Bonde, aonde serão desenvolvidas atividades pedagógicas, culturais e profissionalizantes tendo como público alvo crianças e jovens da comunidade da Imbiribeira, aonde o grupo é sediado.
Para O Bonde não importa a idade. Quem carrega no peito a alegria do folião ou o espírito dos antigos carnavais, está de imediato convidado a subir nesse bonde e levar adiante o amor pelo carnaval pernambucano e representar o Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Ao longo do tempo, viajando de Bonde.